sexta-feira, 28 de março de 2008

Globo sinaliza potencial da TV aberta no celular

Independente de qualquer polêmica com o setor de telecomunicações, a TV Globo sinaliza o potencial da TV aberta no celular. A expectativa positiva advém de uma pesquisa da emissora, na qual 60% dos entrevistados e detentores de um telefone celular estariam dispostos a gastar até R$ 1,5 mil para trocar de terminal, caso este novo seja capacitado para captar o sinal da TV aberta.

O estudo foi revelado pelo diretor de engenharia da TV Globo, Fernando Bittencourt, durante evento realizado, em São Paulo, para a divulgação da programação da emissora para 2008, segundo noticiado pelo portal Bluebus (www.bluebus.com.br), em reportagem de Júlio Moreira.

A matéria revela que a TV Globo aposta no potencial da TV digital aberta no celular. Segundo a reportagem, o diretor de engenharia, Fernando Bittencourt, afirmou que o novo dispositivo deverá virar uma febre de consumo dentro de alguns meses.

Ainda de acordo com a matéria de Júlio Moreira, o presente da TV Globo aos participantes do evento foi, exatamente, um dispositivo, semelhante a um pend drive, capaz de sintonizar a TV aberta para ser assistida nos computadores.

O tema TV móvel aberta é bastante polêmico. Como o padrão adotado no Brasil, o SBTVD impôs às operadoras móveis, a retransmissão do sinal da TV sem qualquer tipo de remuneração, a maior parte delas não planeja investir de forma decisiva, na aquisição dos celulares capazes de reproduzir a programação da TV digital Terrestre aberta, nos projetos de Terceira Geração.

Um exemplo: A Claro, que já tem operações 3G no país, na faixa de 850 MHz, desde o final do ano passado, ainda não incorporou ao seu portfólio nenhum terminal capacitado para a recepção da programação da TV digital aberta. O debate é intenso também no lado dos fabricantes de terminais.

Muitos não têm planos de fabricar localmente essa modalidade de equipamento - argumentam que são caros e que apenas o Brasil possui o padrão SBTVD, o que não justifica uma manufatura local.

O governo, no entanto, não acata essa argumentação e quer impor a produção desse terminal para os interessados em obter o PPB da Terceira Geração. O assunto está sendo debatido pela Abinee, entidade que reúne os fabricantes do setor eletroeletrônico.

Font: AllGSM

0 comentários: