segunda-feira, 9 de junho de 2008

PC abre navegador sem usar o Windows


A Asus vai lançar notebooks que levarão poucos segundos para passar da condição de desligado à de prontos para navegação na internet. Os modelos, anunciados na Computex, feira de tecnologia que acontece em Taiwan, devem chegar ao mercado no final de junho.

A exemplo dos notebooks que podem ser usados como toca-DVDs sem que seu sistema principal seja executado, os laptops terão acesso rápido ao navegador Firefox e atalhos para Skype, multimídia e jogos.

De acordo com David Spleiser, porta-voz da empresa DeviceVM, que desenvolveu o sistema Splashtop (batizado de Express Gate nos modelos da Asus), além da velocidade, a tecnologia vai dar mais segurança on-line ao usuário --é baseada em Linux e imune a pragas destinadas ao Windows-- e gastar menos eletricidade.

"O sistema liga e desliga instantaneamente, e o usuário pode desacelerar o uso do processamento enquanto navega na internet, porque o browser consome pouca energia."

De acordo com ele, o sistema cria "uma nova maneira de lidar com um computador. Ele vira mais um utensílio doméstico, como uma TV ou uma torradeira".

Tecnologia

Os aplicativos ficam integrados ao Bios --o primeiro sistema executado pelo computador ao ser ligado. Dessa forma, eles são executados antes que o sistema operacional destinado ao usuário precise ser ativado.

A Asus já tinha lançado placas-mãe com o recurso Splashtop, que foi apontada pela revista "PC World" como uma das 25 tecnologias mais inovadoras do ano passado. O recurso tem algumas limitações: por exemplo, não é possível fazer downloads para o disco rígido do computador.

A Computex, onde foi feito o anúncio da Asus, é a maior exposição de tecnologia da informação da Ásia e uma das maiores do mundo. Ela acontece em Taipé (Taiwan).

GUSTAVO VILLAS BOAS
da Folha de S.Paulo

0 comentários: