quarta-feira, 30 de julho de 2008

Capa de Revista feita com Tinta Eletrônica

Finalmente a primeira capa de revista utilizando a tinta eletrônica, algo como uma E-tinta, será lançada em Setembro pela Esquire, de acordo com o editor-chefe David Granger.

“Revistas tem parecido as mesmas por 150 anos. Eu estava frustrado com a falta de avanços na indústria editorial. [...] As possibilidades de impressão apenas começaram. Em dois anos, espero que isso pareça como os celulares ou telefones de carro pareciam em 1982.”

O papel com tina eletrônica é criado cobrindo uma superfície com milhões de pequenas microcápsulas; elas tem em torno do mesmo diâmetro de um fio de cabelo humano. Cada microcápsula contem partículas brancas carregadas positivamente e negativamente com partículas pretas suspensas em um fluido cristalino. Quando uma carga elétrica muito pequena é aplicada, as particulas negras vão se mover para o topo da superfície, o que faz aparecer os micropontos no espaço. Dessa forma, caracteres e até mesmo elementos gráticos podem ser exibidos.

Um primeiro exemplo visual disso pode ser visto no filme Minority Report do tio Spielberg, com Tom Cruise. Em um momento aparece um “E-jornal”, com imagens em movimento do personagem de Tom Cruise na primeira página.

Isso é o futuro do que se pode imaginar para a “touch screen mais fina da história”, de certa forma.

A capa vai mostrar a manchete “the 21st Century Begins Now.” (O século 21 começa agora.). Ela terá energia para funcionar aproximadamente 90 dias. Quanto tempo será que leva para chegar no Brasil essa tecnologia? Alguém ousa chutar?

Vi aqui, que viu aqui.

1 comentários:

Anônimo disse...

Se a bateria dura apenas 90 dias, provavelmente vai chegar com a capa "pagada"...hehehe.

Muito boa matéria.