terça-feira, 19 de agosto de 2008

Como funciona a esquizofrenia

­A história sugere que a esquizofrenia atinge a humanidade há milênios, relegando doentes ao isolamento social. Apesar de vastas e profundas pesquisas, o transtorno - caracterizado por comportamento anormal e isolamento emocional - continua sendo um grande mistério.

Cerca de 24 milhões de pessoas no mundo e cerca de 1% da população americana acima dos 18 anos tem esquizofrenia [fonte: WHO, NIMH (em inglês)]. Aproximadamente 10% das pessoas que têm o transtorno se suicidam [fonte: NIMH]. Esquizofrênicos normalmente apresentam sintomas como ilusões, alucinações, obsessão, delírios, além de alterações sociais e emocionais.

Embora esteja presente em toda a história da humanidade, o transtorno não havia sido classificado de modo preciso até o fim do século 19. No início do século 20, o psiquiatra alemão Eugen Bleuler criou o nome "esquizofrenia" a partir das palavras gregas "divisão" e "mente" para descrever a doença. Ele escolheu esse termo baseado na idéia de dupla personalidade, um equívoco comum, principalmente em função de os esquizofrênicos apresentarem uma desconexão com a realidade. Bleuler também se referia à doença usando o termo no plural, considerando que o quadro poderia se apresentar de maneiras diferentes.

Normalmente, é difícil distinguir a esquizofrenia de quadros como depressão (em inglês) ou transtorno bipolar, razão pela qual é essencial ir ao médico para descartar essas possibilidades.

Saber que o transtorno pode surgir no futuro pode ser assustador para as pessoas que temem desenvolver a doença. Então como você pode saber se está com esquizofrenia? Saber os sintomas específicos vai ajudar você a decidir se deve buscar o auxílio de um psiquiatra especialista.

Continua aqui.

0 comentários: