terça-feira, 26 de maio de 2009

Novo cooler iônico será utilizado em notebooks

O purificador de ar Ionic Breeze (briza iônica) foi empurrado de maneira implacável através de comerciais pela empresa Sharper Image, nos EUA, antes de fecharem as portas. A grande vantagem do produto é que é usa partículas carregadas para mover o ar sem a necessidade de um ventilador.

O MIT Review reportou que alguns pesquisadores estão desenvolvendo a mesma idéia para refrigerar laptops e outros dispositivos eletrônicos. Pesquisadores da Universidade de Washington e a compania Tessera – que licenciou a tecnologia da universidade - estão trabalhando em adaptar o poder da refrigeração iônica para ser usado em notebooks. A idéia original surgiu do pesquisador Alexander Mamishev. Hoje, os outros pesquisadores da universidade estão se concentrando em converter a tecnologia a um tamanho menor.

De acordo com os pesquisadores, este tipo de refrigeração pode extrair 30% mais do calor do laptop do que um cooler tradicional. Além disso, consome metade da energia, e qualquer economia na energia num notebook, significa um aumento no tempo de funcionamento da máquina. O cooler-iônico ficaria localizado perto de alguma saída de ar no computador. Enquanto isso, o calor seria canalizado até o sistema de refrigeração.

Este novo cooler consiste em dois eletrodos, um emissor e outro receptor. Quando submetidos a voltagem, os íons vão do emissor ao receptor, levando consigo moléculas neutras de ar, através do calor. A vida útil dos eletrodos, por enquanto, é de 30.000 horas de funcionamento de um laptop. Outra grande vantagem seria a redução significativa de ruído com a eliminação dos ventiladores.

0 comentários: