quarta-feira, 20 de maio de 2009

Pirataria de músicas ajuda artistas a permanecerem no topo

Apesar da luta das gravadoras e de alguns artistas para acabar com a pirataria, é observado que essa prática acaba ajudando os artistas. As músicas mais “baixadas” da internet costumam ser as que estão no topo das paradas. O compartilhamento se tornou uma alternativa ao rádio, como maneira de consumir música.

O estudo realizado pelo economista Will Page e pelo chefe de mídia Eric Garland procurou padrões sobre os usuários de downloads de música relacionando com os padrões da música comercial. O argumento dos pesquisadores era que se as pessoas tivessem mais opções, elas iriam aproveitá-las. Porém, o argumento caiu por terra quando descobriram que ambos os padrões eram muito similares. As opções não foram tão amplamente exploradas ao passo que uma grande quantidade de downloads se concentrou em algumas poucas faixas, as de maior sucesso na indústria fonográfica.

A conclusão a que Page e Garland chegaram é que as pessoas, tendo uma grande quantidade de opções, acabam desanimadas a percorrer por todas. De maneira preguiçosa concentram suas atenções no que a mídia destaca. O que, consequentemente, significa que tal prática reforça as divisões musicais criadas pela grande mídia, mantendo no topo quem já está lá.

0 comentários: