quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Charlatães da medicina - 1

A história da medicina está cheia de pessoas com boas intenções, tentando melhorar a vida humana, diminuir o sofrimento e curar doenças. Infelizmente, a medicina também tem uma boa dose de charlatões e incompetentes interessados em lucro e sem a menor vontade de fazer o bem. Apresentamos aqui dez médicos que até podiam ter boas intenções, mas tiveram os piores resultados possíveis.

1 - Paul Chamberlen (1635-1717)
Suposto inventor do “Colar Anódino”, o britânico Paul Chamberlen afirmava que sua criação ajudava crianças em idade de dentição, assim como mulheres em trabalho de parto. Era comum que crianças durante o século XIX morressem em idades pouco avançadas, freqüentemente durante a idade em que a dentição é desenvolvida, o que fazia as pessoas acreditarem que este era o causador do problema.

O Colar foi criado para ser colocado ao redor do pescoço do bebê para impedir a morte infantil durante esta fase. Chamberlen merece apenas o último lugar nesta lista por não ter lucrado com a sua criação, que não tinha resultados para impedir a morte das crianças

0 comentários: