quinta-feira, 20 de novembro de 2008

As 10 melhores COMIDAS para seu coração

1-Farinha de aveia – São repletos de ácidos graxos, ômega 3, folato e potássio. Alimento rico em fibras, com capacidade pra reduzir os níveis do mau colesterol e manter as artérias desobstruídas. Prato para o café da manhã, aveia de preferência grossa, tem mais fibra, fervida e depois pra tigela com uma banana.

2-Salmão – Também rico em ácidos graxos e ômega 3. Reduz a pressão arterial. Pelo menos duas porções por semana, é o bastante pra reduzir o risco de morrer de ataque cardíaco em pelo menos 33%. Salmão também contém o carotenóide astaxantina, um poderoso antioxidante. Se o problema é bolso, ou tem outras preferências, pode escolher também a cavala, o atum, arenque e até a sardinha. Seu coração vai agradecer.

3-Abacate – Tem a chamada gordura saudável, procure incluí-lo em seu cardápio, ajuda a diminuir o mau colesterol e aumentar o bom. Além disto, o abacate propicia a absorção de outros carotenóides, em especial o beta-caroteno e licopeno. Um santo alimento.

4-Azeite – Repleto de gorduras monoinsaturadas ajuda a diminuir o mau colesterol. Todos os estudos sobre problemas no coração mostraram que em todo mundo, em Creta, apesar dos homens terem pré-disposição para níveis de elevados de colesterol, poucas pessoas morrem de doenças cardíacas porque toda a dieta é centrada nas gorduras saudáveis encontradas no azeite extra-virgem.

5-Amêndoas – juntamente com as nozes e castanhas, todos também com muito ácidos graxos e ômega 3, além das fibras, uma outra fonte de gordura saudável.

6-Bagas – Bem o que vem a serem bagas? Digamos que são um tipo de fruto pequeno, doce, coloridos, devido suas pigmentações de propriedades medicinais. Vamos aos exemplos de bagas: Morangos, framboesas, mirtilos, groselha, amora, entre outros e até nosso açaí. Estes frutos são antiinflamatórios naturais, que reduz o risco de doenças cardíacas e câncer.

7-Legumes – Fibra, muita fibra, nas lentilhas, feijão verde, amendoins, além das fibras, ômega 3 e cálcio.

8-Espinafre – E você que achava que o Popeye era coisa só de histórias em quadrinhos. O espinafre vai ajudar a você manter-se saudável e em forma, graças à luteína, folato, potássio e fibras.

9-Linhaça – E você achou que o seu passarinho não morre do coração por quê? A linhaça tem também muita fibra, ácidos graxos e ômega 6. Então não precisa exagerar, mas uma porção de sementes de linhaça, misturada a sua aveia com certeza farão um bem enorme ao seu coração.

10-Soja – Baixa gordura saturada, proteína magra, ajuda a baixar o mau colesterol. Leite soja é um excelente complemento a um prato de mingau de aveia.

Via Jotabe blog

0 comentários: