segunda-feira, 31 de março de 2008

Carros alimentados pelo vento


Uma iniciativa de israelenses e dinamarqueses pode mudar o impacto dos automóveis no meio ambiente. O Better Place é uma projeto cujo objetivo é usar a tecnologia para mudar a maneira como abastecemos os carros.

As baterias elétricas não são uma boa forma de energia por que tem autonomia menor do que a quilometragem diária percorrida e por que demoram a carregar. A idéia é fazer as baterias durarem 100 km e serem reabastecidas à noite - quando a demanda é menor.

Mas o interessante é que essa energia virá de hélices movidas à energia eólica. A Dinamarca é o maior usuário desse tipo de energia no mundo. Outra vantagem de usar o vento é que os abastecimentos serão feitos à noite - menor demanda de combustível e maior quantidade de vento sopando.

Essa tecnologia poderá mudar a maneira como compramos nossos carros: pagaríamos uma quantia muito menor e uma taxa de serviço pelo uso da bateria. O valor da taxa iria variar de acordo com a quilometragem percorrida.

A distância feita por cada carro seria medida usando uma rede sem fio. Uma montadora - Renault - está participando do projeto. Se a idéia funcionar nesses dois países, logo outras montadoras devem vir atrás.

0 comentários: