quarta-feira, 25 de agosto de 2010

10 estudos científicos que comprovam o óbvio

Às vezes, a ciência nos apresenta estudos surpreendentes. Um novo caminho para a cura do câncer ou mesmo simples ingredientes caseiros para melhorar aquela ressaca. Porém, por outro lado, ela pode nos decepcionar – cientistas fazem diversas pesquisas e experimentos para chegar a conclusões óbvias. As pessoas dirigem mal quando falam ao celular? Os idosos preferem lembranças alegres a tristes? Chocante!

Sem mais enrolação, apresentamos dez estudos recentes que respondem às perguntas menos urgentes da sociedade e nos fazem dizer: “Ah, sério!?”

1 – Dinamitar montanhas é ruim para o meio ambiente


Uma das técnicas de mineração mais populares em Appalachia tem sido cortar as árvores em cima das montanhas e explodir os picos para chegar ao carvão enterrado. Não é preciso doutorado na área para perceber que a mineração do cume (MTM, na sigla em inglês) é ruim para o meio ambiente, mas até Margaret Palmer, da Universidade de Maryland e seus colegas coletaram os dados, ninguém sabia o quão ruim era. A análise mostra que a técnica causa inundações nos rios próximos aos locais da explosão. Além disso, foram encontrados níveis tóxicos de selênio nos córregos. A poeira da explosão também pode causar problemas respiratórios e a recuperação das áreas mineradas com o plantio de grama não parece funcionar.

O governo Obama assinou uma lei para regulamentar melhor as práticas no meio ambiental, mas o documento não prevê restrição para essa prática de mineração do cume. “A técnica não deve ser permitida a menos que novos métodos sejam implementados para aliviar os problemas apontados em nosso estudo”, aconselha Margaret Palmer.

0 comentários: