segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Lagos curiosos e bizarros ao redor mundo

Paisagens com lagos quase sempre nos remetem a pensamentos bucólicos, certo? Bom, eu disse quase sempre.

Aqui vai uma lista que abrange águas ferventes, ambientes inóspitos e paisagens alienígenas com alguns dos lagos mais bizarros do planeta.


Lago La Brea Pitch - Trinidad & Tobago

O primeiro lago da lista é realmente muito estranho. Ao invés de ter água, o lago La Brea Pitch é um lago de piche natural. O lago fica no sudoeste de Trinidad Tobago e tem fascinado exploradores e cientistas desde a sua descoberta por Sir Walter Raleigh, em 1595.

O lago tem cerca de 500 metros quadrados e 75 metros de profundidade, e atrai aproximadamente 20 mil visitantes por ano. Ele também é explorado para extração de piche alta qualidade para expotação, que é usado na construção de rodovias.


Lago Boiling Lake - República Dominicana

O lago fervente (Boiling Lake) é situado no parque nacional Morne Trois Pitons, na República Dominicana.Como o próprio nome sugere trata-se de um lago de águas ferventes onde a temperatura pode alcançar entre 82 e 91°C ao longo de suas bordas. A temperatura da parte central é desconhecida, onde a água encontra-se sempre em estado de ebulição.

A água possui tons azuis e está constantemente em evaporação, sua profundidade segundo os registros, pode passar dos 59 metros.


Lago Cratera - Estados Unidos

Uma das coisas mais interessantes sobre esse lago americano é que ele possui uma das mais claras e límpidas águas encontradas em lagos ao redor do mundo.

Situado no estado do Oregon, o lago formou-se na cratera de um vulcão extinto do Monte Mazama, daí o seu nome, Lago Cratera (Crater Lake).

Ele é o mais profundo lago dos E.U.A., com 594 metros e é alimentado unicamente pela chuva e pela neve, não havendo outro tipo de fluxo de água.

Mar Morto - Israel /Jordânia

Apesar do nome o Mar Morto, na verdade, é um lago localizado entre Israel, Cisjordânia e a Jordânia.

Situado no ponto mais baixo da Terra, à 420 metros abaixo do nível do mar, o Mar Morto tem 330 metros de profundidade, o que o torna o lago hiper-salino mais profundo do mundo.Em salinidade, o ele é o segundo lago mais salino do planeta, com 30% de salinidade, o que equivale a 8,6 vezes mais salgado que o oceano.

Tanta salinidade torna esse ambiente muito difícil para seres vivos em geral e impróprio para a navegação.

Ele é alimentado apenas pelo Rio Jordão e nos últimos 50 anos perdeu um terço de sua superfície, devido a exploração das águas do rio e a evaporação natural da região.

Chott el Djerid, Lago de Sal - Tunísia

Esse é um lago incomum que pode ser cruzado à pé ou até mesmo de carro, apesar de ser perigoso pois a crosta de sal às vezes pode não ser firme o suficiente. Chott el Djerid é um grande lago salgado com fluxo de entrada de água, mas sem fluxo de saída, no sul da Tunísia, com 5000 km de área.

Devido ao clima extremo da região, com apenas 100 mm de índice pluviométrico anual e temperaturas que alcançam 50°C a água evapora do lago deixando altas concentrações de sal.

No verão Chott el Djerid fica quase interiamente seco e numerosas fata morganas ocorrem. Devido a paisagem peculiar, o lago já foi usado para filmar a série Guerra nas Estrelas (Star Wars), dentre outras.


Lago Assal - Djibouti

Um outro lago bizarro é o lago Assal (Lake Assal), ele é o lago mais salgado do mundo.O lago está localizado em uma cratera na parte central de Djibouti a 155 metros abaixo do nível do mar na depressão de Afar, o ponto mais baixo da África, com área total de 54 km².

No local onde está o lago a paisagem é desértica e nem fauna ou flora são vistas pelas redondezas.A alta temperatura da água (33-34 °C) favorece a evaporação o que conseqüentemente aumenta a salinidade das águas do Assal. Este sal é minerado e transportado em caravanas para a Etiópia.


Lago Nyos - República dos Camarões

O lago Nyos no noroeste da República dos Camarões faz parte de uma cadeia de vulcões inativos.

Em 1986 uma nuvem de gás carbônico foi liberada pelo lago matando 1700 pessoas das vilas Kam-Nyos, Subum, Cha, entre outras.

A erupção foi precedida por fumaça e uma explosão fraca.Entre 9 e 10 da noite de 21 de Agosto de 1986 uma erupção maior foi acompanhada por um tsunami de 20 metros de altura.O lago continha altas concentrações de gás carbônico no fundo, que foi liberado pela erupção hidromagmática.Esse gás, que é mais pesado do que o ar, flutuou descendo a montanha, matando tudo em seu caminho.

Hoje, existe um mecanismo construído pelo homem, que regula a concentração de gás do fundo do lago, para tentar evitar que isso aconteça em eventos futuros.

Lago Wakatipu - Nova Zelândia


É nas suas margens que fica a cidade de Queenstown. conhecida como a capital
dos esportes radicais. O lago tem águas cristalinas e o seu nível sobe e desce a
cada 5 minutos, em uma maré para lá de estranha. Na lenda do povo nativo, os
maoris, o fenômeno é atribuído às batidas do coração de um gigantesco monstro
que habita as profundezas do lago.

Vi aqui.

0 comentários: