quarta-feira, 1 de setembro de 2010

10 estudos científicos que comprovam o óbvio

7 – Ambientalistas podem ser presunçosos
A sensação de que se está fazendo a sua parte na missão de salvar o planeta é boa, não é mesmo? Mas até que ponto? Comprar produtos amigos do meio ambiente faz você ficar mais feliz de uma forma geral? Nina Mazar e Chen-Bo Zhong, da Universidade de Toronto, conduziram três experimentos em 305 indivíduos sobre o assunto. Foi descoberto que apenas assistir a produtos ecologicamente corretos em um comercial de TV ou passar a pé por uma loja de orgânicos já cria um efeito de “áura” que torna as pessoas mais caridosas e confiante. Mas, na verdade, a aquisição de produtos verdes foi como a obtenção de uma licença para a hipocrisia: após uma compra, os consumidores ficaram mais propensos a mentir e roubar.

Mazar aponta que mais e mais consumidores estão comprando produtos verdes e socialmente responsáveis, o que lhes dá “capital moral”, ou seja, um complexo de superioridade social. Porém, o objetivo da pesquisa, em última instância, é outro. “Como educar crianças para chegar ao estágio de ser mais ponderada sobre o uso de recursos sem pensar ‘Eu estou tão bom’? Isso que queremos saber”, conta.

0 comentários: