quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Invenções Chinesas

1)Papel
O material que ainda é o mais importante para a circulação de informações escritas no mundo provavelmente foi usado pioneiramente por escribas da dinastia Han, que dominou a China do século 2 a.C. ao século 2 d.C. Por volta do ano 200, o papel tinha se tornado dominante em território chinês, servindo para mapas, documentos e livros, graças a seu preço mais acessível. Originalmente, a receita chinesa para produzir papel incluía até restos de redes de pesca.

2)Imprensa
Data do ano 868 de nossa era o primeiro exemplo de livro impresso na China, usando caracteres entalhados em madeira. O sistema deu tão certo que, ao longo dos séculos, os chineses se puseram a refiná-lo com a invenção dos tipos móveis, equivalentes aos vários sinais ideográficas da escrita do país, que podiam ser trocados à vontade na prensa. No século 15, o alemão Gutemberg usaria tipos móveis para dar início ao uso maciço da imprensa no Ocidente.

3)Papel-moeda
O dinheiro em notas que todos conhecemos e amamos circulou em escala nacional pela primeira vez também na China, por ordem das dinastias Song e Jin, nos séculos 12 e 13. O sistema foi adotado como maneira de diminuir a exploração das minas de cobre chinesas e de desvalorizar a moeda. Ou seja: eles também foram os pioneiros da inflação…

4)Macarrão
Não dá para saber se já era al dente, mas o macarrão chinês é uma invenção literalmente pré-histórica, remontando a cerca de 4.000 atrás. A guloseima não era feita de trigo, como a massa de macarrão italiano popular no Brasil, mas com dois tipos de milhete, um cereal de pequeno porte que ainda é usado em vários lugares do mundo.

5)Pólvora
Outra invenção medieval chinesa, a pólvora remonta ao século 10 e foi sendo continuamente aperfeiçoada por engenheiros militares a serviço das várias dinastias imperiais — ao contrário da lenda segundo a qual a pólvora chinesa não tinha originalmente uma função bélica. Desde o começo, o material foi empregado para produzir bombas incendiárias, que eram unidas a catapultas ou a navios de guerra.

6)Seda
Ainda mais antigo que o macarrão, o tecido emblemático da cultura chinesa, fabricado a partir do casulo do bicho-da-seda, existe há quase 6.000 anos, mostra a arqueologia. O refinamento da manufatura de seda no país impulsionou uma forma primitiva de globalização, com uma rota de comércio que ia do Império Romano ao interior da China.

7)Garfo
É um bocado irônico, mas o país celebrizado por comer com pauzinhos é, na verdade, também um pioneiro no uso do garfo “ocidental”. Túmulos com mais de 4.000 anos encontrados na China trazem versões do aparato fabricadas com osso. Durante os vários séculos seguintes, o garfo continuou a ser usado como utensílio de cozinha pelos chineses.

8)Bússola
Sua agulha indica fixa e eternamente o norte, podemos dispensar a observação das estrelas que por séculos haviam nos guiado ao mar. A navegação se expandiu por fim plenamente. Novos continentes foram descobertos, e o homem ampliou seus horizontes, ao mesmo tempo em que as distâncias se tornavam mais curtas.

9)Detector de mentiras
O médico Hua To, que nasceu em 125 a.C. foi o precursor do método de análise pelos pulsos e que induziria à uma maneira interessante de investigação, onde era analisado em julgamentos se uma pessoa estivesse ou não mentindo sobre uma questão jurídica, algo que foi inserido nos meios modernos de investigação policial com o detector de mentira (consiste em analisar a alteração dos batimentos cardíacos ao se pronunciar uma mentira).

10)Relógio
Com um complexo sistema de engrenagens formando um conjunto com aproximadamente 4 metros, movido por água que era inserida em 60 baldes que correspondiam aos segundos e faziam mover a engrenagem primeira, que movia gradualmente a segunda que correspondia aos minutos e esta por fim movia a terceira que correspondia às horas, sua figura não era vista por outros que não o próprio imperador que queria conhecer as horas do dia, mas foi desenhada por jesuítas como o padre Leoni Nani que em 1904 chegou à China como um dos muitos missionários jesuítas, que trouxeram a idéia para a Europa praticamente mil anos depois de sua invenção.

11)Futebol
Durante a dinastia do imperador chinês Huang-ti, era costume chutar os crânios dos inimigos derrotados. Os crânios, que mais tarde viriam a ser substituídos por bolas de couro, tinham que ser chutados pelos soldados chineses por entre duas estacas cravadas no chão, no primeiro indício de traves. O esporte era chamado de tsu-chu, que em chinês, significa "lançar com o pé" (tsu) uma "bola recheada feita de couro" (chu). O esporte foi criado para fins de treinamento militar, por Yang-Tsé, integrante da guarda do Imperador, na dinastia Xia, em 2.197 a.C.

Outras invenções:
13) O compasso;
14) Leme;
15) Uso do carvão de pedra, petróleo e gás como combustíveis no séc. IV a.C.;
16) O balão;
17) Pára-quedas;
18) Instrumentos musicais como o Sino e o tambor;
19) álcool;
20) fósforo;
21) jogo de xadrez;
22) Bicicleta;
23) Periscópio;
24) Balanças de peso;
25) Ábaco (método de computação matemática);
26) Óculos;
27) Caneta;
28) Calendário lunar e solar de uso simultâneo

0 comentários: