terça-feira, 1 de abril de 2008

Especialistas afirmam que mentir no relacionamento é saudável


Sim, segundo os especialistas uma mentirinha básica faz bem na hora da conquista e no começo da relação. Para a psicóloga Esmeralda Sarraccini, um punhado de omissões – ou seja: mentiras disfarçadas -, quando o casal está se conhecendo, são bem-vindas. Principalmente, em relação aos defeitos de cada um. “Uma mentirinha é uma forma de deixar a relação mais maleável, sem grandes imposições, depois a realidade vai acabar aparecendo e não terá tanta importância. Agora, se a mentira for grande demais, aí pode dar problemas quando for descoberta” – afirma Esmeralda.

Para Cláudya Toledo, terapeuta conjugal-sexual e fundadora da agência de relacionamentos A2 Encontros, o futuro casal não precisa ser tão sincero, pelo menos não na fase de atração, onde a emoção ainda não entra. “ A pessoa que diz - “Quem quiser que me aceite como sou, porque eu sou assim” - vai morrer solteira. No começo da relação é preciso ser flexível com a idéia que o outro tem de uma pessoa correta e ideal. É preciso dar tempo para um ver que o outro é legal, apesar de alguns hábitos e manias, digamos, mais estranhos. Isso precisa de tempo. Não existe pé no peito no amor. Agora, depois que nos apaixonamos, aí sim, somos bem mais tolerantes” – conclui Cláydia.

Para ela, o papel imparcial de um terapeuta pode definir situações conjugais complicadas. “Como terapeuta de casais, costumo dizer que existe a versão da esposa, do marido e a verdadeira. As pessoas sentem de forma diferente os acontecimentos, para algumas o fato pode soar mentiroso, para outras não. O melhor é termos consciência das mentiras que contamos todos os dias, já que outro dia vi um estudo americano dizendo que as pessoas mentem de 5 a 19 vezes por dia. Quantas vezes você já mentiu hoje?”.

Às vezes a mentira pode estar implícita no silêncio. O psiquiatra Luiz Cuschnir, autor de A Relação Mulher & Homem (Campus), afirma que revelar certas coisas pode acarretar em muitos problemas. “Melhor, o silêncio. Não que seja o indicado para o bom desenvolvimento da relação em si, mas é assim que, principalmente, os homens "funcionam". É difícil "agüentar" as variáveis reações delas: muitas perguntas, revanches, emburramentos, exigências, reclamações, etc.".

As 10 principais “omissões” masculinas:

1- Quantas mulheres já pegaram
2- Que sua mulher está gordinha sim!
3- Que também simulam orgasmo
4- Que detestam lingerie bege
5- Que querem pedir férias das mulheres de vez em quando
6- O real motivo por se separarem
7- Que já broxaram
8- Que pensam cobras e lagartos da família delas
9- Quanto ganham
10- Que têm tesão na melhor amiga da namorada/esposa


As 10 principais “omissões” femininas:

1- A idade!
2- Que não tiveram orgasmo
3- Que não compraram aquela roupa bárbara na liquidação
4- Que eles que deram o fora e não elas
5- Que odiaram o presente da mãe dele
6- Que já traíram no passado
7- Que foram elas que bateram no carro (e no o contrário)
8- O peso
9- Que não casaram antes porque estavam encalhadas
10- Que se masturbam

0 comentários: