quarta-feira, 28 de maio de 2008

Conexão Manhattan - Londres


Um estranho tubo que mostra pessoas, supostamente localizadas na outra extremidade do objeto, mas que se encontram a milhares de quilômetros de distância, separadas por um oceano.

Esta é a proposta de uma instalação artística que desde o dia 22 de maio atrai curiosos para as margens dos rios Hudson e Tâmisa, em Nova York e Londres, respectivamente.

Por meio de tecnologia de fibra óptica (a mesma utilizada em transmissões televisivas), habitantes das duas metrópoles podem se ver dentro de telas no Telectroscope (o nome da obra) e interagir, escrevendo mensagens em placas.

O artista plástico responsável pelo projeto, Paul St George, diz ter se inspirado em brincadeiras de sua infância, quando imaginava enxergar outros mundos em buracos feitos no chão.

O site do Telectroscope dá mais detalhes da inspiração do artista: a idéia teria saído de papéis encontrados nos pertences de seu avô, um criativo engenheiro da época vitoriana.

Depois de conferir as fotos da obra no Flickr, é de se pensar se uma intervenção do gênero faria sucesso no Brasil.

Ligar o Oiapoque ao Chuí seria uma boa idéia? Ou um telescópio que unisse a Avenida Paulista à praia de Ipanema amenizaria a clássica rixa entre paulistanos e cariocas?

Vi aqui

0 comentários: