sexta-feira, 30 de maio de 2008

Mombaça: a mais breve capital do Brasil

Se os políticos pudessem ser classificados por um nome científico, certamente seriam da espécie Homo sapiens (excentricus) sapiens. É incrível a quantidade de bizarrices que eles conseguiram acumular ao longo dos anos. Já houve uma época na qual o Brasil era dividido entre a força política da vaca e a força política do café.

Outrora, Jânio Quados renunciou à presidência do Brasil acreditando que o povo imploraria sua volta. Ledo engano.


Entretanto, eu acredito que o ápice do nonsense brasileiro foi conseguido por Paes de Andrade (guarde esse nome). Este político era, em 1989, presidente da Câmara dos Deputados. Segundo a Carta Magna deste país, na ausência do Presidente da República - na época, José Sarney - e do vice presidente, quem assume temporariamente o comando da nação é o Presidente da Câmara.

E assim foi feito. Sarney viajou e quem assumiu a presidência do Brasil foi Paes de Andrade.


O que ninguém esperava é que Andrade transferisse a capital federal para Mombaça, sua cidade de natal.


O caro leitor pode estar pensando: Mas.. como tranferir a capital? Isso não é ilegal?

Na verdade, Paes de Andrade estava completamente dentro da lei - por mais estranho que isso pareça.

É que há um artigo na Constituição que permite a tranferência da capital federal de Brasília para qualquer outra cidade no país, por um período de sete dias. Por exemplo: Se há um congresso internacional sediado em Porto Velho, o presidente pode transferir a capital para lá, caso seja conveniente.


Paes de Andrade embarcou em um avião Búfalo (que é capaz de pousar em qualquer tipo de pista, inclusive de terra), levando vários ministros e outros políticos e instaurou o centro administrativo do país, em Mombaça, Ceará

Mombaça é uma cidade de 44 mil habitantes e fica a quase 300 quilômetros da capital do estado, Fortaleza.


Pesquisando sobre o assunto, achei um artigo na Folha de Mombaça de junho de 2002, falando sobre o assunto.

Segundo o artigo, a visita do presidente em exercício ( e a mudança da capital) “possibilitou que fosse assinada a ordem de serviço para a construção do açude Serafim Dias, tornando assim realidade, um sonho dos mombacenses, desde 1910. Essa obra, tornou viável o abastecimento da cidade, com água tratada, beneficiando hoje mais de 80% da população.


Ainda segundo o artigo, “houve um pouco de má sorte nesse episódio, pois no dia anterior à chegada da comitiva presidencial, houve uma grande ventania - incomum nesta região - que derrubou a torre de telecomunicações da TELECEARÁ, deixando Mombaça sem comunicações telefônicas com o resto do país por alguns dias. Com isso, os jornalistas que faziam a cobertura da visita presidencial tinham que, diariamente, se dirigirem a cidades circunvizinhas para transmitirem as notícias de, antes, durante e após esse evento. Esses deslocamentos e alguns inconvenientes com hospedagem - afinal, era muita gente - aborreceram alguns desses jornalistas que passaram a distorcer alguns fatos, causando nos leitores e telespectadores uma falsa impressão sobre a cidade e o motivo da visita, embora não fosse essa, fato incomum como deixaram transparecer, pois quase todos os presidentes interinos visitaram sua terra natal.


Com certeza, Paes de Andrade deve ter uma estátua em praça pública e, caso seus filhos ou netos resolvam seguir o caminho da política, certamente serão eleitos vereadores, prefeitos, deputados.

Uma jogada de mestre, que não custou nada, entrou pra história e elevou mais ainda o prestígio dos Andrade em Mombaça.

0 comentários: