segunda-feira, 12 de maio de 2008

O mundo dos feios

Será que a vida é mais difícil para as pessoas desprovidas de beleza?

Um argentino, Gonzalo Otálora, criou um protesto no mínimo curioso: ele deseja cobrar imposto das pessoas bonitas. Gonzalo é autor do livro ¡Feo!, no qual ele relata a sua história, citando que sempre foi um cara muito feio, mas superou tudo isso e agora vive bem consigo mesmo.
É claro que o imposto citado por ele não é uma proposta séria. É apenas um gancho para trazer a velha questão à tona: beleza é fundamental?

Mais bonito, mais sucesso

Segundo uma pesquisa realizada nos anos 90 pelo economista Daniel Hamermesh, em três censos sobre emprego nos EUA e Canadá realmente foi verificado que existe uma relação entre beleza e sucesso. Nos três censos, os entrevistadores visitavam as pessoas em casa e davam nota a elas de acordo com a aparência – de lindo a horrível. O que eles concluíram? Que os feios recebiam salários menores que a média, enquanto que os bonitos recebiam salários maiores.

Então beleza é tudo?

Lógico que não. O que as pesquisas apontam é que a beleza, principalmente nos dias de hoje, é um facilitador. O que torna as coisas “injustas” seria o fato de que, na maioria dos casos, a beleza é decidida na sorte. Ninguém escolhe nascer desse ou daquele jeito, as pessoas simplesmente nascem! Veja o que a galera pensa a respeito disso:

- De jeito nenhum beleza é fundamental. Aliás sou uma pessoa que muitas vezes fujo da beleza. homens bonitos geralmente não me interessam. Claro que você pode querer conhecer alguém porque achou ela bonita, mas o caráter dela é que finalmente vai te manter em contato – diz Mariana Glória, estudante de Nutrição na UFSC.

- Na verdade a beleza não é fundamental. Há muitas pessoas fisicamente "lindas" dentro do estereotipo que a mídia e a indústria da beleza rezam, mas no fundo, a grande maioria dessas pessoas ditas "bonitas", são fúteis e não possuem em sua essência a verdadeira beleza que é ser uma pessoa íntegra, de caráter e principalmente que dê valor ao próximo, independente de sua condição, credo, raça ou "beleza"- explica Diego Bandeira, estudante de Administração na Faculdade Energia.

- Para mim, beleza é fundamental! Mas acho que a gente não pode limitar o conceito de beleza. Cheguei a conclusão de que tudo que eu acho belo pode ser feio pra outras pessoas. Só que este “belo” é fundamental na vida da gente, é fundamental nos cercarmos do que achamos belo, porque ele harmoniza e traz sensação de felicidade – opina a Cantora Emília Carmona.

E acrescenta:

- Mas este “belo” é pessoal. O problema de hoje é que a sociedade cada vez mais vai transformando a beleza em ditadura, onde a galera começa a apavorar. Eu sou a favor de que as pessoas procurem o seu belo e o realcem.

Seja você mesmo

Em suma, a velha máxima de se sentir bem consigo mesmo é o que vale. Uma das coisas que o Gonzalo tenta explicar através do seu livro é que você não precisa ficar se modificando para ser uma pessoa melhor:

- Quando tentei me transformar em patinho bonito não deu certo. Ao me reconstruir internamente, eu pude seguir adiante. Meu livro mostra isso: você pode ter um trauma na infância, mas ele não é um obstáculo para que você feliz. Mesmo que você continue sendo “feio” para os padrões atuais...

Vi aqui

0 comentários: