segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Curiosidades Natalinas

* Papai Noel
O bispo Nicolau da Turquia, no século IV, costumava ajudar quem estivesse em dificuldades, colocando moedas de ouro na chaminé das casas. Mais tarde, depois de muitos milagres a ele atribuído, foi declarado santo.
A Alemanha foi transformado em símbolo natalino. A figura do Papai Noel que hoje conhecemos foi obra do cartunista Thomas Nast em 1881.

* Presépio e Missa do Galo
O primeiro presépio, criado por São Francisco de Assis em 1224 em Gréccio na Itália, foi construído para lembrar o ambiente em que Jesus vivia. O presépio era exibido à meia noite hora do nascimento de Jesus. O fato era seguido de uma missa, e com os galos cantavam na madrugada a missa passou a se chamar a "Missa do Galo".

* Panetone
Foi criado em Milão, na Itália, mais provavelmente por um padeiro chamado Tone, no ano 900.
O bolo ficaria conhecido por Pane - Di - Tone. No Brasil, a tradição surgiu trazida por imigrantes Italianos, logo após a II Guerra Mundial.

* Terra do Papai Noel
Rena é o animal símbolo da Finlândia. Elas puxam o trenó do Papai Noel.
A vila do Papai Noel foi inaugurada em 1986 em Rovaniemi, na Lapônia à dois mil quilômetros do Polo Norte e a doze mil quilômetros do Brasil.

* Renas
"Rudolph" era a mais conhecida rena do Papai Noel. Elas vivem em regiões muito frias, como a Escandinávia, Groelândia e na Sibéria, em temperaturas de até 50° abaixo de zero.

6 comentários:

Pendréz Mentos disse...

sem dúvidas n muito curiosas
:D

Felipe Bastos disse...

Curiosidades Inuteis diga-se de passagem,mas ta valendo.

Raoni Frizzo disse...

Caraca, não sabia de nenhuma dessas curiosidades, exceto a do panetone que já tinham me contado antes. Essa da Missa do Galo é interessante.

Raoni
www.blogonews.blogspot.com

Sidcafeína disse...

bem curioso...

blog disse...

Curiosidades interessantes - permita-me o pleonasmo.
Mas a do panetone é questionável.

As outras são ótimas.
Si non é vero é bene trovato.

lucaxxx disse...

Cara a origem do Papai Noel que eu conheço é outra mas tá valendo. A do Panetone eu conhecia tb, agora a da missa do Galo pra mim é novidade. Abraços