segunda-feira, 21 de julho de 2008

23 mitos e verdades sobre: DIETA

1. Não posso fazer exercícios porque tenho pressão alta
MENTIRA:
Acredita-se que a pressão arterial, tanto sistólica quanto diastólica, pode ser reduzida significativamente com um programa regular de exercícios, mesmo quando os pacientes são "limítrofes". Segundo os cientistas, seria prudente incluir o exercício físico específico nos programas terapêuticos destinados a controlar a hipertensão arterial, desde que os pacientes estejam com as medicações rigorosamente em dia. É fundamental que seja feito um trabalho com acompanhamento interdisciplinar com um médico e um professor de Educação Física.

2. Quanto mais massa muscular eu tiver, mais calorias vou queimar na atividade física
VERDADE:
Além de massa muscular elevada ser um excesso de que o corpo carrega (portanto o exercício passa a ser feito com carga), músculos desenvolvidos demandam maior velocidade no metabolismo energético facilitando, dessa forma, o emagrecimento.

3. Se eu comer apenas alimentos com fibras, vou emagrecer bastante
MEIA-VERDADE:
O organismo necessita de todos os nutrientes em quantidades específicas, para cada momento etário ao longo da vida ex: as crianças, adolescentes, grávidas, adultos, idosos ou pessoas com doenças que exijam alimentação especial.

4. Meu(minha) amigo(a) queima mais calorias do que eu, fazendo os mesmos exercícios
MENTIRA:
Isto se deve principalmente às diferenças biológicas, tais como: tipo físico (somatotipo), metabolismo, e diferenças genéticas em geral. Associados a isto, a motivação e o empenho individuais devem ser considerados. Em geral, tudo isto pode fazer diferença.

5. Caminhar carregando pequenos pesos emagrece mais do que só caminhar
MEIA-VERDADE:
Qualquer sobrecarga demanda um maior esforço, conseqüentemente um maior gasto calórico. Geralmente esses pesinhos são insignificantes quando se leva em consideração o resultado final. Definitivamente não compensa o desconforto.

6. Mesmo comendo a mesma coisa, eu emagreço mais quando abandono os exercícios físicos
MENTIRA:
Ao contrário. Em geral, quando as pessoas abandonam o exercício tendem a manter o mesmo hábito alimentar. Sendo assim, diminuindo o gasto calórico e mantendo a alimentação idêntica, o resultado é engordar, na certa!

7. Se eu fizer ginástica todos os dias o corpo acostuma e não queima mais calorias
MENTIRA:
Como o nosso corpo tem a capacidade de adaptar-se a estímulos externos, inclusive ao exercício físico, o que pode acontecer é ele produzir efeitos menos expressivos. Caso a pessoa queira melhorar mais os resultados, deverá refazer o programa, aumentando a intensidade e/ou o tempo de duração e/ou a freqüência. Isto é para os que querem melhorar ainda mais! Não é uma regra geral e para isto não existem fórmulas prontas. Um bom professor de Educação Física deve analisar caso a caso, levando em consideração as diferenças individuais e, principalmente, os objetivos e as expectativas de cada pessoa, antes de criar um programa básico e novos programas de tempos em tempos.

8. Menos de 20 minutos de atividades não queimam gordura nenhuma
MENTIRA:
A "queima" de gordura acontece desde os primeiros minutos do exercício físico. O que acontece é que, no início, o organismo prioriza a utilização dos carboidratos até que o corpo entre em estado de equilíbrio. Sem dúvida, se o exercício é de característica aeróbica, após o 20º minuto a utilização da gordura como fonte de energia indireta é muito maior. "Sabiamente" o organismo evita a perda dos carboidratos pois, sem eles, a própria "queima" de gordura fica prejudicada. E muito prejudicada! Eles funcionam como verdadeiros "detonadores" do metabolismo de gordura. Este é um dos motivos pelo qual nunca se deve fazer dietas onde se propõe a eliminação dos carboidratos.

9. Excesso de exercícios, em vez de emagrecer, prejudica as articulações
VERDADE:
Assim como em todas as coisas, o excesso de exercícios pode perfeitamente causar danos ao organismo e até mesmo à mente das pessoas. Segundo o grande filósofo Aristóteles, a virtude se encontra no meio-termo. Nada de extremos!

10. Obesos não podem se exercitar
MENTIRA:
E É mentira e da grossa! Obesos não só podem como devem fazer exercícios. Obviamente com cuidados especiais que só cabe a uma boa equipe interdisciplinar determinar, inclusive psicólogos, além de médicos e professores de Educação Física.

11. Alguns recursos emagrecedores, amplamente divulgados na mídia, ajudam no emagrecimento
MENTIRA:
Também mentira! Exercícios passivos são instrumentos totalmente inócuos no que se refere a emagrecimento e condicionamento físico. Um bom par de tênis e uma simples corda são extremamente mais baratos e fazem melhor efeito, ao contrário desses produtos enganosos.

12. Exercícios aeróbicos são melhores para queimar calorias do que os anaeróbico
MEIA-VERDADE:
Os exercícios que envolvem grandes grupos musculares são os que mais consumem calorias. A grande vantagem dos aeróbicos é que, como são feitos em estado de equilíbrio entre absorção e consumo de oxigênio (aerobiose), permitem uma duração maior. Do ponto de vista energético, é melhor praticar uma atividade que permita um período mais prolongado e ritmo razoável do que executar a mesma atividade por um curto período de tempo, característica básica dos anaeróbicos, onde o consumo de oxigênio é maior do que o organismo consegue absorver, instalando-se rapidamente a fadiga e, o que é pior, a desmotivação para prosseguir.

13. Todo mundo deve comer 9 porções de frutas por dia
MENTIRA:
A recomendação é de que se deve comer frutas com bastante freqüência, de preferência frutas da estação por ser mais frescas e conter maior quantidade de vitaminas. De 3 a 4 porções diárias está ótimo.

14. É possível ser gordo e saudável
MENTIRA:
Não, pois só a obesidade já é classificada como doença e precisa de tratamento. Isso sem falar nas morbidades (conjunto de causas capazes de produzir uma doença) relacionada a ela. Quem é obeso precisa emagrecer.

15. Eu engordo mesmo que faça jejum
VERDADE:
A compensação alimentar após o jejum geralmente é maior do que a ingestão normal e a absorção também, pois o organismo armazena para o próximo período de restrição. Portanto, dietas que envolvem jejum não são recomendadas.

16. Lambiscar a toda hora não engorda, desde que você lambisque bem pouquinho
MENTIRA:
O correto é ter uma alimentação onde se respeite horários, isto é, intervalos de 2 a 3 horas de uma refeição para outra. Toda vez que ingerimos alimentos liberamos insulina, que vai fazer a glicose vinda do alimento entrar nas células. Se esse processo fornece mais energia do que se gasta no dia, essa glicose será estocada como gordura corporal. Logo, você engorda.

17. Eu ganho peso até tomando água, isso é do meu corpo
MENTIRA:
A água que bebemos não possui calorias, assim, não é possível alguém engordar tomando água. Pode acontecer da pessoa ganhar peso por acúmulo da água quando se tem um desequilíbrio hidroeletrolítico, onde o sódio está alto, ou por algum distúrbio onde ocorra excesso de líquido corporal. Mas nunca ganhar peso.

18. Quem come pouco vive pouco
MEIA-VERDADE
: Uma pessoa que come pouco, não fornece por meio da alimentação os nutrientes necessários para ter saúde. Quanto mais restrita, menos vitaminas e minerais seu corpo recebe, desta forma ele não consegue realizar suas funções metabólicas adequadamente. Isso diminui a qualidade de vida e, portanto, a longevidade. No entanto, em certas condições de saúde, o comer pouco pode proporcionar maior sobrevida.

19. Frutas mais verdes engordam menos do que frutas supermaduras
VERDADE:
As frutas mais verdes contêm menos frutose (você pode reparar que são menos doces) e as mais maduras já estão com mais açúcar de frutas metabolizado. Isso não quer dizer que você vá comer só frutas verdes...

20. Maçãs com casca engordam bem mais do que maçãs sem casca
VERDADE:
Com a retirada da casca, temos uma redução de calorias por diminuir a porção ingerida. No entanto, a casca da maça possui fibras insolúveis que também são importantes para o organismo, assim como as solúveis contidas na fruta. As fibras insolúveis ajudam a proporcionar saciedade.

21. Gordura trans e margarina contêm menos calorias e são bem menos prejudiciais para a saúde do que a manteiga
MENTIRA:
Ao contrário, a gordura trans é bem traiçoeira e se deposita nas artérias fazendo com que ocorra obstrução e conseqüentemente doenças cardíacas e vasculares. Enquanto que a manteiga, por ser natural, se consumida em pequenas quantidades tem o mesmo valor calórico e não apresenta esta característica.

22. Se você comer proteínas vegetais de baixo valor biológico, vai prejudicar os músculos, ossos e dentes a médio prazo
VERDADE:
As proteínas de baixa qualidade são aquelas que não fornecem todos os aminoácidos essenciais, ou seja, aqueles que o corpo não produz. Por exemplo: soja, feijão, ervilha, amendoim, grão-de-bico e lentilha, entre outras. Elas só prejudicam a formação de tecidos corporais caso a dieta estiver desbalanceada ou se as proteínas forem consumidas sem o acompanhamento de um cereal. Assim: arroz com feijão, grão-de-bico com pão, etc.

23. Cerveja engorda menos do que uísque
VERDADE:
Cada grama de álcool contém 7calorias. 360 ml de cerveja (uma tulipa) tem 13 gramas de álcool e fornece em torno de 150 calorias. Já em 38 ml de uísque (uma dose) que se trata de uma bebida destilada, tem 14 gramas de álcool e produz em torno de 100 calorias. Essa pequena diferença de calorias entre cerveja e bebidas destiladas pode ser atribuída ao pequeno conteúdo de proteínas da cerveja.

0 comentários: