sexta-feira, 11 de julho de 2008

Maybach Exelero

Na primeira vez em que o Maybach Exelero foi visto em 2006, a Stola prometia trazer o superesportivo para o Salão do Automóvel. Infelizmente, o que veio foi só uma casca do carro, ainda que em tamanho real. Foi dito que talvez o carro estivesse vindo ao Brasil pela primeira e única vez. Agora ele tem a chance de vir para cá definitivamente, se algum dos milionários brasileiros se candidatar a comprar o único exemplar do mundo.

No site de classificados premium Anamera, o veículo, que está na Áustria e tem 9.100 km rodados, é oferecido a quem quiser tê-lo na garagem por € 5 milhões, ou cerca de R$ 12,5 milhões. É muito dinheiro, sim, mas o Exelero é superlativo em tudo: tamanho, peso, luxo e desempenho, mais especialmente nesse último quesito. As fotos já dão uma idéia sutil do que o carro pode fazer, mas acredite: ele faz mais do que você pode imaginar. Para começar, o carro é inspirado num modelo de testes da Maybach, o SW 38, dos anos 30, que desapareceu depois da Segunda Guerra Mundial.

Curiosidades à parte, este belo automóvel foi inteiramente criado com o propósito de testar pneus de altíssima performance da marca Fulda. Esses pneus, com medidas até 315/25 R23, tinham de suportar velocidades acima de 350 km/h e, como não é qualquer carro que chega nessa velocidade, foi preciso desenvolver um com as especificidades que a marca exigia. Afinal, eles seriam indicados para uso em limosines! Só a roda, no aro 23”, pesa 46 kg.

A Maybach, que era parceira antiga da Fulda, foi convidada a criar o carro, um cupê. Para fazê-lo, ela pegou a limosine 57 e começou a elaborar o projeto. O primeiro choque da equipe foi notar que o Maybach SW 38 tinha praticamente a mesma altura e entreeixos da 57, uma coincidência não proposital. Ela só não foi absoluta porque a limusine é 2,9 cm mais comprida.




1 comentários:

Anônimo disse...

Olá,
Colocamos um link do Manos no WWW.perolaspoliticas.com
Agradeceríamos a recíproca.
Abraços e parabéns pelo excelente blog.
Lillo