quinta-feira, 28 de maio de 2009

Mito ou realidade: Exercícios podem fortalecer a visão?

Assim como exercícios corporais queimam gordura e melhoram a saúde, exercícios para os olhos podem ser uma maneira de reforçar a visão e reduzir a miopia e o astigmatismo. Algumas das técnicas mais populares são movimentos oculares rotineiros, o foco e luzes piscando. As técnicas são promovidas através da internet e apoiadas por muitas empresas, algumas até afirmam que podem reduzir a necessidade de óculos e problemas de aprendizagem. Mas muitos estudos concluíram que essas técnicas de faça-você-mesmo não têm base alguma.

Um dos últimos estudos, publicado em 2009, achou pouca evidência de que exercícios de visão que deveriam reduzir a miopia, a dislexia e corrigir condições causadas por problemas fisiológicos, como visão embaçada. Em 2005, uma revisão de outros quarenta e três estudos chegou a uma conclusão similar.Não acharam evidências científicas da maioria dos métodos revisados.

Mas há algumas áreas da visão onde a terapia foi verficada cientificamente, incluindo uma denominada ortóptica. Nesta terapia, oftalmologistas receitaram exercícios que podem aliviar a visão dupla, problemas de foco e condições com o estrabismo.

0 comentários: