sexta-feira, 29 de maio de 2009

10 Fatos que você não sabia sobre Che Guevara

Ele é amado e odiado. Ele é o comunista que fez maior sucesso comercial e um dos assassinos mais brutais na história recente. Se você sabe de mais algum fato pouco conhecido sobre Che Guevara, não deixe de comentar.

10.
“Che Guevara” nasceu com o nome Ernesto Lynch. Seu apelido veio do fato de que sua família era parte irlandesa.

9. Quando criança, Che Guevara era chamado de “Chancho” (porco) pela sua falta de higiene. Ele orgulhosamente usava a mesma camiseta durante uma semana inteira. Durante a sua vida, as pessoas comentavam de seu mau cheiro.

8. Na infância, Che Guevara era um geek. Passava seu tempo jogando xadrez, participava de torneios e lia poesia. Suas matérias preferidas na escola eram matemática e engenharia.

7. Apesar de ser lembrado por suas ações em Cuba, ele é, na realidade argentino e nunca tornou-se um cidadão cubano.

6. Em junho de 1953, Che se formou em medicina. Ele se interessava, particularmente, pela lepra.

5. Em 1964, Guevara fez um discurso para as Nações Unidas em Nova Iorque, nos EUA. No discurso, ele condenou a segregação racial do país.

4. Che Guevara foi pai de cinco filhos. Com sua primeira esposa, Hilda Gadea, ele teve uma filha nascida no México em 15 de fevereiro de 1956. Os outros quatro filhos eram de sua segunda esposa, Aleida March.

3. Depois de executado, teve suas mãos amputadas por um médico do exército. Apesar de os oficiais bolivianos não revelarem se seu corpo foi enterrado ou cremado, suas mãos foram preservadas. Os membros foram então mandados a Buenos Aires para identificação e então para Cuba.

2. O conhecido ícone gráfico de alto contraste estampado com o rosto de Che Guevara é uma das imagens mais objetivadas e mercantilizadas. Ela é encontrada em camisetas, bonés, pôsteres, tatuagens, contribuindo, ironicamente, com o consumo que ele desprezava. A foto original foi tirada pelo fotógrafo Alberto Korda.

1. Para os cubanos, Che Guevara é um amado herói nacional. As crianças todas as manhãs começam o dia na escola falando “Seremos como Che”. Na Argentina, há escolas com o seu nome, inúmeros museus tentam preservar sua memória e, em 2008, foi inaugurada uma estátua de bronze em sua homenagem em Rosario, sua cidade natal. Para alguns fazendeiros na Bolívia, Ernesto foi santificado, eles o chamam de Santo Ernesto e rezam para ele.

Bônus: Che Guevara se tornou um herói apenas por ter sido um mártir. Fora isso, a visão histórica de Guevara é repleta de assassinatos e execuções sumárias. Mesmo depois da revolução cubana, o país é uma ditadura.

0 comentários: