sexta-feira, 1 de maio de 2009

Por que não há vacina para a gripe suína?


Há uma vacina contra a gripe estocada em milhares de laboratórios ao redor do mundo, graças aos governos federais. No entanto, essas vacinas foram feitas com o vírus errado, ou seja, são 13 milhões de doses inúteis contra o vírus atual da gripe suína. No entanto, essas vacinas não serão jogadas fora, elas ainda podem ser úteis em alguma pandemia de espécie diferente.

Pesquisadores haviam apostado que o novo vírus seria similar ao da gripe aviária (que, nos últimos anos, matou 257 pessoas) e que ele se tornaria uma pandemia (quando o vírus se espalha facilmente de humano para humano, em grandes áreas, rapidamente). Mas o vírus que surgiu não foi previsto, logo, não pôde ser incluído nas pesquisas.

Os centros de prevenção e de controle de doenças começaram a trabalhar apenas há pouco tempo em uma vacina que impeça as pessoas de contraírem a nova doença ou de, pelo menos, não morrerem por causa dela – já que as vacinas contra a gripe, que tomamos todos os anos, não surtirão efeito contra essa nova variedade.

O problema é que, desde o começo do trabalho até a obtenção do produto final, são seis meses de estudos – isso se não houver contratempos.

Via HypeScience

0 comentários: